Simp

Está aqui

Furto qualificado a máquinas de ATM. Acusação. MP. DIAP de Santarém

24 fev 2017

O Ministério Público do DIAP de Santarém deduziu acusação contra 9 arguidos pela prática, entre outros, de crimes de furto qualificado em máquinas ATM.

De acordo com a acusação, um grupo de 5 a 7 arguidos levou a cabo um total de três furtos em ATM com recurso a explosões, sempre na zona da comarca de Santarém, causando avultados danos materiais e colocando em perigo a integridade física ou a vida de pessoas.

Ainda segundo a acusação, num dos furtos os arguidos só não conseguiram apoderar-se da quantia monetária que se encontrava no interior da ATM porque a explosão foi insuficiente para permitir a entrada dos arguidos no edifício onde se encontrava instalada aquela caixa ATM.

Num segundo furto, para além da elevada quantia monetária de que os arguidos se apoderaram, provocaram, ainda, avultados prejuízos à instituição bancária proprietária da ATM bem como ao proprietário do edifício onde a mesma se encontrava instalada. 

Quando se preparavam para levar a cabo o terceiro assalto, através da libertação de gás a alta pressão e causar a sua explosão de molde a proceder à sua abertura, um dos arguidos foi detido pela Polícia Judiciária.

Os restantes arguidos, que participaram nos furtos acima descritos, vieram posteriormente a ser localizados e detidos, na sequência de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público

O Ministério Público imputou, ainda, a três arguidos a prática de crimes de furto, nomeadamente, dos veículos utilizados nos assaltos às ATM’s.

Nesta investigação, o Ministério Público foi coadjuvado pela Polícia Judiciária de Coimbra.