Associação criminosa. Tráfico de estupefacientes. Branqueamento de capitais. Prisão preventiva. MP. DIAP de Santarém
O Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial 33 detidos pela prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais.
Os indivíduos foram detidos no dia 8 de julho de 2025, em cumprimento de mandados de detenção e de busca, em Portugal e em Espanha.
Nas diligências, foram apreendidas 18 lanchas destinadas ao transporte de estupefacientes, produtos estupefacientes, dos quais cocaína – 649 kg e haxixe – 7800 kg, armas de fogo e a quantia em dinheiro de €773.145.
Resulta indiciado que os arguidos, de forma organizada com várias organizações criminosas de cariz internacional, procediam ao transporte de produto estupefaciente (cocaína e haxixe) com lanchas lançadas à água em Portugal, que recolhiam tal produto em Marrocos ou em alto mar, e que posteriormente o transportavam para Espanha.
Um dos arguidos encontra-se igualmente indiciado pela prática do crime de branqueamento de capitais, por ter dissimulado os proventos económicos obtidos com a atividade criminosa através da aquisição de bens em nome de terceiros.
Presentes a juiz, findo o interrogatório, no dia 28 de julho, foi aplicada a 13 dos arguidos, em consonância com o requerido pelo Ministério Público, a medida de coação de prisão preventiva.
Aos demais arguidos foram aplicadas as medidas de coação de apresentação periódica e de proibição de contactos entre coarguidos.
As investigações prosseguem sob a direção da 2ª Secção do DIAP de Santarém da Comarca de Santarém com a coadjuvação da GNR.