Roubo qualificado. Sequestro. Prisão preventiva. DIAP de Santarém
No dia 6 de junho de 2025, na sequência da emissão de mandados de detenção, foram apresentados a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Santarém, quatro arguidos indiciados da prática de crimes de roubo qualificado e de sequestro.
Encontra-se fortemente indiciado que os detidos, em data não concretamente apurada, mas anterior a 30 de agosto de 2024, acordaram com outros suspeitos, dedicarem-se à prática de assaltos a entidades bancárias e de pagamento, com recurso a armas de fogo e com uso da força física.
Em execução do referido plano deslocaram-se a estabelecimentos bancários em várias zonas do território nacional com o intuito de subtraírem as quantias monetárias que ali se encontrassem, mediante exibição de armas de fogo aos funcionários e clientes que estivessem nas instalações. De seguida, colocavam-se em fuga na posse das quantias monetárias, deixando as vítimas privadas da sua liberdade. Estas condutas que foram sendo reiteradas até junho de 2025.
Presentes a juiz, findo o interrogatório, no dia 11 de junho de 2025, em consonância com o requerido pelo Ministério Público, a três dos arguidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva e o outro arguido ficou sujeito a apresentações periódicas no posto policial da área da sua residência e proibido de se ausentar do território nacional
As investigações prosseguem sob a direção da 2ª Secção do DIAP da Comarca de Santarém com a coadjuvação da Polícia Judiciária - UNCT- Lisboa.