Tráfico de estupefacientes. Prisão preventiva. MP. DIAP de Santarém

comarca santarem noticias 2

O Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial sete detidos pela prática de um crime de tráfico de estupefacientes.

Seis dos arguidos foram detidos em cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos pelo Ministério Público e um foi detido em flagrante delito pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Coruche. As detenções foram efetuadas no dia 17 de dezembro de 2025, data em que também foi dado cumprimento a vários mandados de busca a residência.

No âmbito das buscas domiciliárias foi apreendido produto estupefaciente, cocaína e haxixe, elevadas quantias monetárias em numerário, balanças de precisão, facas com resíduos de produto estupefaciente, armas de fogo e munições e outros objetos associados à atividade de tráfico.

Em causa estão factos ocorridos desde março de 2024, na cidade de Samora Correia e na vila de Salvaterra de Magos.

Resulta dos autos que os arguidos constituíam um grupo que, de forma concertada e estruturada, se dedicava à venda de produtos estupefacientes, designadamente cocaína, auferindo contrapartidas monetárias não apuradas.

Presentes a juiz, findo o interrogatório, no dia 19 de dezembro de 2025, em consonância com o requerido pelo Ministério Público, a cinco dos arguidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva e a dois arguidos, a medida de coação de apresentação periódica, proibição de contactos com arguidos e testemunhas e proibição de se ausentarem de território nacional.

As investigações prosseguem sob a direção da 2.ª secção do DIAP da comarca de Santarém com a coadjuvação do NIC de Coruche da GNR de Santarém.