Simp

Está aqui

Crime de prevaricação de titular de cargo político. Acusação. MP. DIAP de Tomar

16 dez 2019

Na passada semana foi deduzida acusação contra um anterior Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, que exerceu funções entre 1980 e 2013, pela prática de dois crimes de prevaricação de titular de cargo político. Apesar de os factos terem ocorrido em 2009 e 2012, o processo apenas se iniciou em janeiro de 2018, tendo decorrido as investigações nos serviços do Ministério Público da 2.ª secção de Tomar do DIAP.
Indicia-se que o arguido autorizou dois cidadãos a realizar obras de reconstrução, sem procedimentos de licenciamento. Em ambas as situações, o arguido tinha sido advertido para a desconformidade das obras em curso, por fiscal de obras particulares e, ainda assim, manteve a sua posição de os isentar dos respetivos procedimentos de licença. A par, não ordenou a instauração dos respetivos procedimentos de contraordenação, conforme estava obrigado a fazer.
Numa das situações os factos revestiram maior gravidade, na medida em que, antes do início das obras, o cidadão encontrou-se com o arguido e pediu-lhe que deixasse fazer obras sem licença, o que este anuiu, assegurando-lhe que não iria ser alvo de autuações.
Estão em curso as diligências para notificação da acusação aos intervenientes processuais, a que se seguirá o prazo para abertura de instrução que, a não ser requerida, determinará a remessa do processo para julgamento perante tribunal singular.