Simp

Está aqui

Violência Doméstica. Internamento de arguido perigoso detido. MP. DIAP de Santarém

20 dez 2017

Na sequência de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público, um indivíduo do sexo masculino, com cerca de 35 anos de idade, residente em Tomar e indiciado pelo crime de violência doméstica agravado, na pessoa da sua progenitora, foi detido e apresentado a primeiro interrogatório judicial.

O arguido padece de patologia relacionada com o foro psíquico e psiquiátrico e tem historial de consumo de estupefacientes e álcool e tem vindo a recusar o acompanhamento e o tratamento médico preconizado pelos serviços competentes do Hospital de Tomar, que o acompanham. Foi objeto de anteriores internamentos compulsivos, insuficientes para evitar o agravamento do seu comportamento.

O indivíduo, residente com sua mãe de 60 anos de idade, teve ao longo do ano condutas que iam desde a agressão física à agressão verbal por injúrias e ameaças de morte, danos e humilhações várias, o que provocou na vítima medo e angústia de viver com o filho sob o mesmo teto. A última ocorrência teve lugar em 14 de dezembro.

Na sequência do interrogatório, que evidenciou o perigo de continuação da atividade criminosa, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva substituída, nos termos do n.º 2 do artigo 202.º do Código Penal, por tratamento em regime de internamento em estabelecimento compatível com a sua patologia, de modo a evitar a fuga e a continuação da atividade criminosa.

Nos termos subsequentes da investigação o Ministério Público será coadjuvado pela PSP.